Projetos em Destaque
Em andamento
- Bota pra Rodar
- Inspirado na iniciativa das bicicletas brancas, promovida pelo grupo PROVOS na década de 60 na Holanda, o Bota Pra Rodar surge com a ideia de recolher bicicletas que não estavam em uso, através de uma campanha de arrecadação e posterior reutilização pela maioria dos ciclistas do Recife, isto é, pessoas pobres e que moram na periferia. Chamado anteriormente de “AmeReciclo”, renomeado pela comunidade de Caranguejo Tabaiares, pioneira em receber o projeto, o projeto surge alinhado com duas das principais pautas da Ameciclo: questões de políticas públicas e condições de infraestrutura. Observando que os sistemas de compartilhamento estavam concentrados em áreas turísticas, embora já houvesse na própria comunidade compartilhamento entre familiares e amigos. Apesar disso, a quantidade de bicicletas não atendia as necessidades de trabalho, estudo, etc. A proposta, então, foi um sistema de compartilhado de bicicletas autogestionado pela comunidade, pensado em conjunto para que fosse possível atender as necessidades da própria comunidade. A partir daí, os passos do projeto passam pelo estreitamentos de laços na comunidade e também o conhecimento da Ameciclo e do próprio cicloativismo. O projeto foi apresentado no Fórum Mundial da Bicicleta - México, e já tem replicações no Rio de Janeiro, através do Pedala Queimados. Atualmente, o projeto funciona numa segunda comunidade, Santa Luzia, e se encaminha para um sistema compartilhado com 20 bicicletas e atualmente atua no modelo de curso básico de mecânica.
Em andamento
- Fundo de Ações Livres
- Fundo para parceiros que desejam fazer ações voltadas à mobilidade ativa, mediante edital de participação.
Em andamento
- IDECICLO
- O Índice de Desenvolvimento Cicloviário é uma metodologia para avaliar a malha cicloviária de uma cidade de forma objetiva e replicável, que permite acompanhar a evolução dos parâmetros de qualidade ao longo de uma gestão para uma comparação temporal e intermunicipal.
Em andamento
- Por um Recife sem mortes no trânsito
- Recife enfrenta uma grave crise de segurança no trânsito, com ciclistas perdendo a vida em vias sem a infraestrutura adequada ou mesmo inexistente. Nosso objetivo é exigir ações imediatas das autoridades para garantir a segurança viária e prevenir novas tragédias, promovendo a mobilidade ativa e responsabilizando o poder público pela proteção de todos.
Realizado
- VII Fórum Nordestino da Bicicleta
- O Fórum Nordestino da Bicicleta (FNEBICI), objetiva fomentar a mobilidade urbana por bicicleta e foi idealizado com o intuito de mostrar que o uso da bicicleta no nordeste brasileiro é bastante significativo e de dar espaço aos que vivem essa realidade cotidianamente, para que troquem experiências e informações, e organizem suas demandas coletivas.
Projetos em Andamento
Em andamento
- Bicibot
- O dia a dia de quem usa a bicicleta é marcado pela violência no trânsito e pela falta de infraestrutura segura. A Bicibot é uma assistente virtual que utiliza a inteligência artificial por meio de chatbot e tem como objetivo dar voz a ciclistas das duas cidades sobre os principais problemas de segurança viária a que são submetidos cotidianamente. O bot gera dados acerca de ameaças e infrações cometidas por motoristas no trânsito. Em breve ele estará disponível no Telegram. Atualmente, está disponível através desse link: https://chatgpt.com/g/g-eRfYtWtg6-bicibot-beta
Em andamento
- CICLODADOS - A plataforma da mobilidade por bicicleta do Recife
- Desenvolver uma plataforma integrada e de código aberto que consolide e democratize os dados de mobilidade por bicicleta em Recife, fortalecendo a incidência política, aprimorando a gestão do sistema Bota pra Rodar e contribuindo para o planejamento de cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.
Em andamento
- Contagem de Ciclistas
- O projeto surgiu da necessidade de levantar dados para embasar a Ameciclo em suas aparições junto ao poder público, a fim de indicar os locais de maior fluxo de ciclistas e influenciar com doados a instalação das estruturas cicloviárias. A pesquisa visa quantificar e qualificar, através de metodologia específica, os ciclistas existentes em determinados pontos da cidade. São registrados, por hora, a quantidade de ciclistas passantes, seu gênero, sua direção e sentido, a presença de caronas, uso de capacete, tipo de bicicleta e seu uso (se é uma bicicleta de carga, por exemplo). A Ameciclo já realizou contagem em 40 pontos da cidade, contando mais de 80 mil ciclistas.
Em andamento
- Escola da Bicicleta
- A Escola da Bicicleta é o programa de formação interna da Ameciclo. O programa é composto por oficinas técnicas e de desenvolvimento de grupo, rodas de leitura de livros, textos, rodas de conversa para alinhamento de discurso e exercícios práticos diversos, com o objetivo de formar e nivelar o conhecimento sobre teorias e informações técnicas caras à temática da bicleta dentre o corpo de associados da Ameciclo, por meio da troca de saberes entre veteranos e membros recentes, por vezes com participação de oficineiros externos, fortalecendo, assim, a Associação e seus membros para o cicloativismo.
Em andamento
- Foca na Leitura
- Projeto da Escola da Bicicleta de leitura em grupo para formação política e técnica através de artigos e textos cujo tema reflete sobre a mobilidade ativa e suas transversalidades. O Foca na Leitura conta com debate e discussão e até o momento, foram lidos livros como Apocalipse Motorizado, Bela Baderna, Bikenomics e Cidade e Movimento. Agora, a iniciativa acontece de forma virtual e tem indicações de leituras no nosso instagram: @ameciclo.
Em andamento
- Ki-Karro-o-kê?
- Quando a bicicleta encontra a música, o resultado é uma explosão de alegria e consciência urbana, forma-se o Ki-Karro-o-kê! Criação da AMECICLO, nasceu para animar os encontros de confraternização com uma nota de engajamento e muito bom humor.
Em andamento
- Relatório da Mobilidade Ativa
- O Relatório da Mobilidade Ativa (inicialmente chamado de Relatório Analítico de Mobilidade do Recife) é uma pesquisa analítica feita a partir da coleta de dados obtidos através de Pedidos de Acesso à Informação (PAIs), políticas públicas, projetos e práticas da gestão municipal em mobilidade para a construção narrativa da gestão da mobilidade na cidade do Recife. Com um volume finalizado em 2016 e um novo volume ainda em andamento, a iniciativa visa apresentar um compilado comparativo entre os três últimos anos de cada gestão da prefeitura do Recife.
Projetos Pausados
Pausado
- Bicicletas Coloridas
- O projeto tem como objetivo a ampliação do debate sobre bicicleta através da publicação de livros infantis, infanto-juvenis e adulto.
Pausado
- Desafio intermodal do Recife
- O Desafio Intermodal (DIM) é uma iniciativa realizada há uma década em vários países, e no Brasil há mais de sete anos. Se propõe a comparar, através de avaliações objetivas e subjetivas, diferentes formas de deslocamento dos diversos modais, procurando retratar a realidade das condições de mobilidade da cidade, considerando os prós e contras que estes trazem nos aspectos pessoal, social e ambiental. Os resultados do DIM oferecem subsídio à população do Recife para cobrar dos entes públicos maior autonomia dos cidadãos na hora de escolher em qual modal deseja se deslocar.
Pausado
- Escola Bike Polo
- O projeto surge a partir do desejo de ampliar e democratizar o acesso à prática do esporte. Se tratando de um esporte elitista, as possibilidades de prática eram mínimas e isso refletia principalmente na inexistência de um projeto que reunisse as particularidades desse esporte tão intrínseco à cultura da bicicleta. No cicloativismo praticado pela Ameciclo, o projeto ganhou força e já nasceu pioneiro.
Pausado
- Solta o Frei
- O Solta o Frei é um programa de rádio produzido pela Ameciclo, com pautas como mobilidade, gênero, questões raciais, democracia, sustentabilidade.