Sensibilizar e estimular motoristas profissionais à importância e prioridade de pedestres e ciclistas na mobilidade urbana.

O projeto acontecia em duas etapas: primeiro, uma palestra inicial onde havia a contextualização sobre o CTB - Código de Trânsito Brasileiro, o contexto brasileiro à época e questões referentes ao convívio entre ciclistas e motoristas no trânsito. Em um segundo momento, havia uma ação direta intitulada "como me sinto quando levo um fino". Essa simulação, que ocorria em ambiente controlado, contava com bicicletas estáticas posicionadas. Então, os motoristas eram apresentados aos desrespeitos cometidos no trânsito e como esses impactavam diretamente o ciclista.

O projeto ocorreu em parceria com a empresa Itamaracá Transporte e contemplou 60 motoristas de ônibus. De pontos positivos, entendemos que nessa primeira etapa, houve o desenvolvimento de mais empatia e sensibilização nos motoristas contemplados pelo projeto, além de grande repercussão na mídia local e nacional.

Em um segundo momento, o Governo do Estado de Pernambuco realizou capacitação e treinamento aos mais de 2.500 condutores de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife. Através do Escritório da Bicicleta, órgão responsável pela pauta da bicicleta no estado, em parceria com o banco Itaú, foi realizada uma palestra para proprietários e diretores de ensino de auto escolas. Em 2018, já no ano final do projeto, em conjunto com a Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, o projeto capacitou 520 motoristas de táxis.

ProdutoDescrição
Itaú