Oportunizar o acesso ao conhecimento sobre manutenção e reparo de bicicletas a partir da perspectiva da educação popular.

NOVEMBRO DE 2020aHOJE
Cultura da Bicicleta
Articulação Institucional
Incidência Política

O Pedal Popular nasceu da parceria entre Ameciclo e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/PE) através do projeto “Mãos Solidárias” e teve como objetivo oferecer um curso de mecânica básica de bicicletas às comunidades atendidas pelo MST em Recife e Região Metropolitana. O projeto ofereceu vivência de uma semana na qual os participantes conheceram, de forma prática, toda a mecânica da bicicleta, fazendo a desmontagem total, revisão, substituição de peças e componentes, e montagem de dois triciclos. O momento conta ainda com orientação sobre formas e praticidades para utilizar a bicicleta como transporte diário, abordagem do CTB e os direitos de ciclistas nas ruas; além de rodas de conversa sobre a bicicleta e seu papel como importante instrumento na conquista do direito à cidade; a relação entre mulheres, o uso da bicicleta e outros pontos importantes sobre gênero e mobilidade urbana; sustentabilidade; empreendedorismo e geração de renda a partir da bicicleta.

Até o primeiro semestre de 2022, o projeto foi realizado em duas comunidades do Recife: Brasília Teimosa e Bomba do Hemetério, mobilizando mulheres e jovens.