Pesquisa Perfil do Ciclista
Desde nossa fundação, uma das áreas que mais foram proeminentes na Ameciclo foi a de geração de dados e pesquisas. O fato é que a bicicleta já tem sua imagem diretamente conectada à sustentabilidade, ao bonito e leve, o que agrada o discurso político em sua defesa, pois, por vezes, é de fácil aceitação social. No entanto, ao longo desses anos de incidência política no Recife e Região Metropolitana, percebemos que as palavras não se concretizavam, não se tornavam em política de mudança do solo. Portanto, nossas pesquisas começaram a ser usadas para combater o discurso fisiológico e hipócrita e, para isso, precisávamos (e ainda precisamos) estar munidos de conhecimento, de informação e base, para que não sejamos atropelados. E a Pesquisa Perfil Ciclista é uma do nosso rol de informações para conhecer bem a bicicleta. Contamos as viagens de bicicleta em cruzamentos, de forma qualitativa; avaliamos as malha cicloviária em sua inserção, quantidade, qualidade e conformidade com o planejamento; e estamos de olho na execução orçamentária do Poder Público no campo da mobilidade.
A Pesquisa do Perfil do Ciclista foi realizada nos anos de 2015, 2018, 2021 e 2024 por mais de 10 organizações do Brasil e da América Latina. Busca traçar o perfil do ciclista através de entrevistas com o usuário de bicicleta diário e procurar ver as potencialidades e dificuldades no uso da bicicleta como modo de transporte urbano.
Este projeto é coordenado pela Transporte Ativo, ONG do Rio de Janeiro. No Recife, os dados são coletados e tratados pela Ameciclo. Em sua última edição, 759 pessoas foram entrevistadas no total na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, nesta quarta edição, foram entrevistados 11.973 ciclistas em 18 cidades de diferentes regiões brasileiras:
- Araucária (PR);
- Belém (PA);
- Campos dos Goytacazes (RJ);
- Cruzeiro do Sul (AC);
- Fortaleza (CE);
- João Pessoa (PB);
- Juazeiro (BA);
- Manaus (AM);
- Natal (RN);
- Niterói (RJ);
- Paranaguá (PR);
- Petrolina (PE);
- Recife (PE);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA);
- São Paulo (SP);
- Seropédica (RJ);
- Volta Redonda (RJ).
Esta pesquisa é fruto do esforço articulado em âmbito nacional e internacional para gerar conhecimento sobre os ciclistas e o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades, fornecendo os dados obtidos e analisados ao longo da pesquisa que se caracterizam como uma base sólida para que gestores públicos, planejadores urbanos e demais agentes envolvidos possam construir políticas públicas mais eficazes e estratégias consistentes de incentivo ao uso da bicicleta.
O que a Transporte Ativo tem a dizer sobre o nosso trabalho neste projeto:
Recife está entre as quatro cidades que participaram das quatro edições da pesquisa Perfil do Ciclista. Pontualmente, a pesquisa é muito importante para se conhecer quem pedala, seu envolvimento e anseios no território. Porém, os dados de várias edições diferentes começam a entregar fatos mensuráveis, que nos permitem interpretar com certa precisão como a mobilidade ativa está indo e para onde. A Ameciclo, como sempre, vem fazendo um grande trabalho em prol da mobilidade por bicicletas no Recife, trabalho que extrapola a capital pernambucana, norteando e estimulando outras pessoas, grupos e cidades a seguirem caminhos semelhantes. Além de participar das quatro edições, e de ser a organização mais premiada ao longo das onze edições do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, com duas vitórias e cinco menções honrosas, é uma das organizações pró bicicleta de maior destaque no país hoje. E, agora, volta a surpreender com a iniciativa de apresentar a Evolução de Perfil Ciclista, usando dados das diferentes edições da pesquisa e realizando-as nos mesmos locais onde faz várias contagens de ciclistas, cruzando dados locais importantes, que nos levam a refletir sobre possibilidades, mudanças e resultados.<
Evolução do perfil do ciclista: 2015 à 2024
A Ameciclo fez um trabalho primoroso de reunir os dados obtidos ao longo de quase uma decada, disponibilizando de maneira objetiva e de fácil interpretação como o perfil do ciclista da Região Metropolitana do Recife tem mudado ao longo desses anos, trazendo elucidações como o uso da bicicleta como meio de transporte e as características das pessoas que pedalam. Para fazer o download do documento, basta acessar nossa plataforma de dados em dados.ameciclo.org ou clicando no atalho na página inicial deste site.
Produto | Descrição |
---|---|

